quarta-feira, 19 de outubro de 2016

O que está por trás da onda dos palhaços assustadores?

Nem todas as pessoas atribuem aos palhaços, a imagem alegre, divertida e engraçada existente nos teatros, picadeiros e festas infantis. Para muitos, a imagem foi distorcida através das telas de cinema em filmes de terror, ou de exposição precoce, logo no início da vida, a uma figura desconhecida, portadora de máscaras ou maquiagem para esconder sua identidade, desencadeando verdadeiro pânico destes personagens.

            Nos últimos dias, alguns americanos passaram a vestirem-se de palhaços para assustar as pessoas através de perseguições. Inicialmente, por pura diversão, aproveitando o clima Hallowen, muito presente na cultura dos EUA. Entretanto, a brincadeira tornou-se mais séria, trazendo muito trabalho para a polícia local. Já foram registrados assaltos, violência física e ameaças de morte.

            Os palhaços geralmente aparecem nas ruas a noite ou em parques mal iluminados com o intuito de assustar a população e aparecem de modo repentino. Cidadãos americanos tem relatado que o mais assustador, tem sido as maquiagens/máscaras utilizadas, bem como nos filmes de terror, com traços macabros presentes no rosto, além de "sangue" nas roupas e geralmente um taco de basebol ou facão nas mãos.

            O fato é que a moda chegou ao Brasil.

        Como se já não bastassem todas as problemáticas existentes em nosso país, algumas pessoas aderiram a fantasia de palhaço assassino, pelo simples fato de querer causar pânico em outras pessoas, desrespeitando os limites do outro, suas angústias, seus traumas, sua rotina.

            As reações que uma pessoa pode ter diante do susto causado pela imagem do palhaço podem ser inúmeras, começando por acentuados sintomas de medo, fazendo com que as percepções sejam alteradas, o ritmo cardíaco acelere, a pessoa comece a correr (ou fique paralisada), mãos suando, tremores, dores abdominais, desmaios... E também o modo reverso, de atacar o seu medo. Como? Reproduzindo agressões. Atropelando o sujeito fantasiado, tirando da sua mão o objeto assustador e agredindo-o, até mesmo situações de matá-lo para sua proteção. Há casos de pessoas já saindo armadas das suas casas!

            As abordagens podem ser múltiplas, bem como as reações da vítima. O que os palhaços da moda não se deram conta ainda, é do prejuízo que está sendo causado em crianças e adolescentes, que poderão sofrer sérios danos em função do desenvolvimento desta fobia, precisando ser tratados por psicólogos e até mesmo psiquiatras.


            Este artigo tem o intuito de, pelo menos de alguma forma, conscientizar as pessoas dos riscos e prejuízos que uma simples brincadeira pode trazer para a sociedade. E a nossa sociedade carece de sujeitos respeitosos, idôneos, empáticos. Precisamos de um país melhor na saúde, na educação, nas relações humanas, não de violência e piadas de mau gosto. Mais amor e respeito. Tudo em nome da RECIPROCIDADE!


Nenhum comentário:

Postar um comentário